Menu

Dia 13 de julho

* A Alemanha é a Campeã da Copa do Mundo 2014, ao vencer a Argentina, no Maracanã, por 1 a 0. De toda a Copa 2014, ficou profundo o vexame pelo qual passamos ao perdermos de 7 a 1 da Alemanha. Na final da Copa, os torcedores campeões do mundo foram gentis para com os brasileiros, ao portarem, nas camisetas, a frase: “Obrigado Brasil pela Copa Maravilhosa”. * Em 2015, o Papa Francisco conclui sua Viagem Pastoral aos nossos hermanos do Equador, Bolívia e Paraguai. Palavras fraternas em favor do diálogo, do encontro, da paz e da evolução humana. Um momento maior para os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade * Catedral da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil é inaugurada em Brasília, na 911 Sul. Grande público, o governador Rollemberg e o presidente da Câmara dos Deputados. * Morre a pioneira Tânia Gonçalves Souza, viúva do também…
Leia mais ...

Dia 21 de maio

Os maçons Lucas Galdeano e Reginaldo Gusmão de Albuquerque,, recentemente eleitos para o Grão-Mestrado do Grande Oriente do DF, são diplomados pelo Tribunal Distrital Eleitoral do GODEF, no Templo Nobre da 415 Norte. Em junho, assumirão, sucedendo aos maçons Jafé Torres e Lucas Galdeano, respectivamente. * No Rio, em 2015, é inaugurado o Monumento Símbolo dos Jogos Olímpicos 2016. * A Academia Rio-Grandense de Letras, presidida por Sérgio Augusto Pereira de Borja, faz o panegírico do acadêmico Clóvis Assumpção, pelas palavras de Marília Beatriz Cibilis Becker. * A Associação Nacional de Escritores, a ANE, promove a palestra Mito e Realidade em José J. Veiga, pela professora Vera Lúcia de Oliveira. * O Hino de Brasília abre uma polêmica na Câmara Distrital: fruto de decreto e não de consulta pública. A Vice-presidente Lilian Roriz propõe uma consulta popular. São três os hinos conhecidos: o de Neusa França e Geir Campos (adotado…
Leia mais ...

Dia 31 de março

* Em 1958, duas expedições científicas observam as obras de Brasília. Uma, da Universidade de Oxford e, outra, da Universidade de Cambridge. Os caras não estão acreditando no que veem!... * Adlai Steveson, político americano, vê Brasília, em 1960, um mês antes da inauguração. E exclama: “É a cidade do futuro! Será a cidade mais falada do mundo. Ela (Brasília) será o centro de gravidade dos negócios mundiais, quando o vosso país (o Brasil) tomar o lugar que lhe compete”. * Em 1964, uma “revolução” é declarada pelas Forças Armadas, à noite, contra a “infiltração comunista no Governo do Presidente João Goulart”. É noticiada a fuga de Jango e o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assume a Presidência da República. Nos anos 1960, 1970 e 1980, o título era revolução; nos anos dos Governos do PT (2004 a 2014) passou a se chamar golpe militar. * O sociólogo…
Leia mais ...

Dia 15 de março

* Manifestações, de Norte a Sul do País, estão programadas para este 15 de março 2015. Movimento lançado pelas redes sociais para protestar contra o Governo, combater a corrupção, investigações no Lava-Jato Petrobrás e contra novos impostos. * A Loja Maçônica Aurora comemora 50 anos de serviços a Brasília e à Maçonaria. Celebrações, no Templo Nobre do GOB, prestigiadas pela presença da presidente da Câmara, deputado Celina Leão, que representou o governador Rollemberg. Grão Mestres do Brasil e do DF, maçons e convidados. Mais de 600 presenças. Ato presidido pelo Venerável Mestre Dionísio Lamera. Coube-nos fazer a Oração do Cinquentenário. * Wadjô Gomide é nomeado Prefeito de Brasília, em 1967. * Ernesto Geisel assume a Presidência da República, em 1974. * José Sarney é empossado Presidente em 1985. *Gilberto Freyre, uma das luzes da inteligência brasileira, nasce em 1900, no Recife. Pelos seus estudos, revelou a história social do Brasil.…
Leia mais ...

Dia 14 de março

* 14 de Março é o Dia da Poesia, por ser, também, a data aniversária de Castro Alves. Épico, humano e romântico. Autor de O Navio Negreiro. Patrono da Cadeira Nº 7 da Academia Brasileira de Letras. * Muitas outras luzes despontam no Brasil, também num 14 de março: o pernambucano Olegário Mariano, Príncipe dos Poetas Brasileiros e membro da ABL; o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, também da ABL; o cineasta Glauber Rocha; os escritores Márcio Cotrim e Meira Penna. Também o compositor austríaco John Straus, em 1825, e o físico alemão Albert Einstein, em 1879. * E minha nora Márcia Crespo Vasconcelos, esposa do Rui e mãe dos lindos netos Paola e Bruno. * A Loja Maçônica Aurora de Brasília celebra, neste sábado 14, o seu Cinquentenário de fundação, no Templo Nobre do GOB, na 913 Sul. * Em contraponto aos protestos organizados pelas redes sociais contra…
Leia mais ...

Dia 13 de março

* Em 1958, Brasília tem, já, um contingente de 28.804 trabalhadores, segundo pesquisa do IBGE. Um ano antes, a população não passava de 2 mil habitantes. * A futura Capital do Brasil recebe, em 1959, a visita da Duquesa de Kent. * Sete blocos de apartamentos da SQS 108 estão praticamente concluídos, em 1960. Obras a cargo do Instituto dos Bancários, presidido por Eno Sadock de Sá. Um dos blocos foi utilizado para abrigar, recentemente, os jornalistas integrantes da caravana do Presidente Eisenhower, em visita a Brasília. * O IPHAN tomba Brasília, em 1990. * Riacho Fundo 1, no dia de sua fundação, recebe a urbanização da Avenida Ipê, principal área da cidade, em 1990. * É fundada, em 1997, a Loja Maçônica Monte Sião. * Em 2015, a Loja Maçônica Aurora de Brasília celebra, sábado 14, os 50 Anos de sua fundação, no Templo Nobre do GOB, na 913…
Leia mais ...

Dia 09 de março

* A construção de Brasília não representa uma obra individual e, sim. um árduo trabalho de equipe – disse o Presidente Juscelino, em 1959, aos universitários, na abertura dos cursos da Universidade Católica do Rio de Janeiro. JK revela aos jovens que “graças ao espírito de compreensão e patriotismo de muitos brasileiros, já conseguimos romper a mata virgem, dar início à construção da futura Capital do País e construir a grande estrada unindo, pelo Centro, o Brasil, de Norte a Sul”. * A Torre de Televisão de Brasília é inaugurada, em 1967. Projeto de Lúcio Costa. Tem 224 metros. * A Academia Brasiliense de Letras nasce, em 1968, numa reunião da ANE, Associação Nacional de Escritores, em 8 de março. Ideia de Almeida Fischer e propositura de Joanyr de Oliveira, Anderson Braga Horta e Aluísio do Vale. Hermes Lima preside a reunião, com secretaria de Domingos Carvalho e tesouraria de…
Leia mais ...

Dia 06 de março

* O Presidente Juscelino Kubitschek, reabrindo os cursos da Universidade do Brasil, em 1960, refere-se a Brasília chamando-a de ”resumo ciclópico da realidade heroica brasileira” e anuncia que “no dia consagrado ao idealismo, às liberdades sagradas, o Brasil mudará a sede do Governo Federal para Brasília”. * O Teatro Nacional é inaugurado, em 1979, pelo presidente Ernesto Geisel e o governador Elmo Serejo. Três belas salas: Villa-Lobos, Martins Pena e Alberto Nepomuceno. Cláudio Santoro rege a Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Brasília. Iniciada no fim do Governo JK, a construção durou 19 anos. * O escritor e diplomata Sérgio Paulo Rouanet assume,em 1991, a Secretaria Nacional de Cultura. O ministro Rouanet é membro da Academia Brasileira de Letras. Autor de admirável trabalho em favor do incentivo à cultura, a Lei Rouanet. * O Presidente Hugo Chaves morre, em 2013. Em 2015,Venezuela envolta em crise. * Ari Cunha e…
Leia mais ...

Dia 08 de março

* Um grupo de doze intelectuais, a maioria membros da Associação Nacional de Escritores, funda, em 1968, a Academia Brasiliense de Letras, hoje presidida pelo ministro Carlos Fernando Mathias de Souza.* Em 1985, é fundado o Jardim Botânico de Brasília. Trinta anos em 2015.* A Igreja Padre Pio é instalada em 2001, no Sudoeste. * Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal livrou, em 2014, os petistas mensaleiros Dirceu, Delúbio, Genoino e mais cinco condenados do Mensalão, do crime de formação de quadrilha. “É uma tarde triste no STF” – disse, ao final, o ministro presidente Joaquim Barbosa. * Em 2015, Petrolão aponta indícios, entre políticos governistas, de 50 lavagem de dinheiro, 28 de formação de quadrilha e 1 evasão de divisas, envolvendo o PT, PMDB, PP e PTB. Relação do Procurador Geral Janot é aceita pelo Supremo. * Presidente da Câmara acusa Governo de interferência na Lista…
Leia mais ...

Dia 10 de novembro

* O Presidente Juscelino Kubitschek faz uma visita de inspeção às primeiras obras da futura Capital, em 1956. Ao chegar, uma surpresa, para ele, ver, já construído, um “palácio de tábuas”, que seus amigos, em segredo, edificaram para ser um QG para o Presidente comandar a epopeia da construção de Brasília. Aquele momento significa a inauguração do “palácio”! E é marcado pelo simbolismo da iniciativa do içamento da Bandeira, na torre de rádio, indicando a presença presidencial, junto com a Nacional. Mesmo debaixo de chuva, o Presidente Juscelino visita os acampamentos formados de barracas de lona abrigando cerca de duzentos pioneiros. JK resolve pernoitar no Catetinho, onde discute, com todos, os passos iniciais da construção de Brasília. * A Universidade de Havard, nos Estados Unidos, presta tributo a Brasília, concedendo, em 1960, o título de Doutor Honoris Causa a Lúcio Costa. Em 1989, o mesmo título é concedido pela Universidade…
Leia mais ...

Dia 09 de novembro

www.adirsonvasconcelos.com.br * Depois de inspecionar as obras da Praça dos Três Poderes e da Esplanada e inaugurar oito cumeeiras de blocos residenciais na Asa Sul, o Presidente Juscelino almoça, em 1958, naquele domingo, com candangos, engenheiros e jornalistas na “área de pilotis” de um dos edifícios que o Instituto dos Bancários, o IAPB, constrói na 108 Sul. Eno Sadock de Sá preside o IAPB e este repórter, seu assessor de imprensa. * A primeira biblioteca do Plano Piloto é aberta em 1959e tem o nome do Visconde de Porto Seguro, numa das casas da Quadra 17, depois HIGS 706). Iniciativa do Ministério da Educação pelas mãos de Inezil Pena Marinho e Esaú de Carvalho. * Um brasiliense, Marilson Gomes dos Santos, é o vencedor, em 2006, da Maratona de Nova York. Superou o keniano Paulo Tergat e o italiano Stefano Baldini. * Grave crise moral se abate na Administração do…
Leia mais ...

Dia 07 de novembro

* É criada a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Descoberto. Em 1983. *Em 1991, é fundada a Loja Maçônica União do Planalto, da Sereníssima Grande Loja. * O nosso Lúcio, menino de Sobradinho, é convocado, em 2.000, para a Seleção Brasileira de Futebol. * Oscar Niemeyer é hospitalizado, em 2012, aos 104 anos. * A situação econômica do Brasil, em 2013, é retratada pelo jornal Correio Braziliense, em duas manchetes de páginas: * “Contas descontroladas, inflação alta e juros elevados impedem o governo de tirar a economia do atoleiro.” * “Enfim, Mantega joga a toalha. Chefe da equipe econômica admite, pela primeira vez, que a meta fiscal deste ano não será atingida. Em 2014, situação será ainda pior”. * Em 2014, dólar dispara: 2.568. Energia sobe, em média, 17,6%. * Gasolina aumenta hoje. * Banco Central anuncia mais aumento nos juros. * Inflação cresce. * E a…
Leia mais ...

Dia 04 de novembro

* Reagindo, com veemência, em 1959, às críticas e às acusações do deputado udenista Elias Adaime, o engenheiro Israel Pinheiro, dirigente das obras de Brasília, anuncia que “dará documentada, minuciosa e cabal resposta a todas as alegações e insinuações, de maneira a não deixar qualquer dúvida sobre a lisura e a honestidade com que vêm sendo executadas as obras de construção da nova Capital do Brasil”. Sabe-se que a UDN, notadamente Carlos Lacerda, já se convenceu que Brasília, pela conclusão das obras e pela repercussão em todo o País, será mesmo inaugurada em 21 de abril próximo. Inaugurada Brasília, Juscelino Kubitschek se consagra. Então, os udenistas lançam-se numa campanha cruenta contra a cidade em conclusão. * A Embaixada do Senegal é inaugurada, em 1977. O projeto é do arquiteto pioneiro Wilson Reis Neto. * Em 2005, o Brasiliense nos passa o grande vexame de terminar o Campeonato Brasileiro na última…
Leia mais ...

Dia 30 de setembro

* Vi e ouvi o Horário Eleitoral Gratuito 2014. Um programa inteiro... Ouvi o que não queria ouvir; deixei de ouvir o que queria ouvir. Decepcionado ou deprimido? Falta de projetos, sofismas, ingenuidades e palavras aos bobos. Voltaire já explicava certos comportamentos do ser humano empenhado em convencer, a todo custo: “Mentir, mentir e alguma coisa ficará”. Mesmo assim, vou votar! Vote, também. Pense, antes. Estou lembrando uma das últimas frases de Eduardo Campos: “Proponho um choque de moralidade. Ou perdemos a capacidade de nos indignar?”. * O Presidente Juscelino Kubitschek lança o Edital para o Plano Piloto de Brasília, em 1956. Âmbito nacional, prazo de até 120 dias e prêmio de um milhão. * Eleição faz a Bolsa despencar em 2014. * Banco Central desafia Dilma e vê cenário desanimador – manchete do Correio Braziliense, em 2014. * Candidato Aécio cresce na reta final – segundo pesquisa CNT/MDA. *…
Leia mais ...

Dia 29 de setembro

* O Presidente Juscelino Kubitschek fala aos deputados e senadores das bancadas do Norte e do Nordeste brasileiros, na instalação do escritório técnico por eles criado para assessorá-los. É 1957. Além de se deter no exame das soluções dos problemas daquelas regiões, JK refere-se ao significado de Brasília como “ instrumento integrador das diversas áreas brasileiras e promotora do desenvolvimento integrado através das estradas que vão interligar o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste.” * O poeta Newton Rossi é homenageado pela Casa do Poeta, em 2012, na data do seu nascimento. Newton Rossi fundou e dirigiu, por muitos anos, a Federação do Comércio de Brasília. Autor de muitas obras e membro da Academia de Letras de Brasília. * Maçons do Brasil e de Portugal assinam Tratado de Aliança, em 1858. O documento é firmando pelo GOB e GOP. Aliança de irmãos, consolidando nossa independência. * A…
Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Sala de Imprensa